sábado, 15 de outubro de 2011

Projeto Portfólio - Língua Portuguesa


Portfolio de Terezinha Izumi



O que eu pesquisei e escrevi sobre hipertextos

Uma apresentação sobre vídeos


          É interessante o texto de Almeida e Prado, www.tvebrasil.com.br/salto, e nos faz pensar sobre diversas situações reais que ocorrem em nosso cotidiano escolar.
          Após ler o texto, refleti sobre alguns questionamentos:
1.     Como sei que o aluno aprendeu determinado assunto?
2.     Quando o aluno transmite uma informação?
3.     Quando um aluno procura uma informação na Internet?
4.     A informação é necessária, mas ela por si só garante que o aluno possa construir um conhecimento?
5.     O que significa CONHECIMENTO e como ele difere da INFORMAÇÃO

Outros textos:
- Sonhar e realizar - Atividade 2 - Unidade1
          Neste texto podemos confirmar a ideia de que nunca é tarde para se aprender, para buscar crescimento. Mesmo as pessoas da terceira idade podem e devem prosseguir ou recomeçar, se for o caso, em busca de alcançar seus ideais, por mais difíceis que lhes pareçam os meios.
- Tecnologia na escola - Atividade 4 - Unidade1
           A escola de hoje já possui muitos recursos, com a autonomia que lhes é oferecida pode adquirir materiais bastante úteis ao trabalho pedagógico, apesar de que só a presença dos recursos não garante o bom uso deles. É preciso também que o material humano se aperfeiçoe e se interesse para que a cara da escola mude, e junto tudo o que dela faz parte.
- Fichamento - Atividade 5 - Unidade 1
          O fichamento é sobre um projeto de ensino sobre animais do Pantanal, um trabalho com todas as possibilidades de realização.
- Blogando em Português - Atividade 7 - Unidade 1
          Esta atividade é muitíssimo interessante para se trabalhar em Língua Portuguesa nas séries finais do ensino fundamental, aliás é a principal atividade em que trabalho com meus alunos. Sua visão de produção de textos mudou completamente com as possibilidades várias de trabalho: digitação, correção ortográfica e gramatical com ajuda do computador, publicação de seus trabalhos, etc.
-  Os hipertextos de mares nunca antes navegados - Atividade 2.2 a - Unidade 2
           A importância de se navegar por onde você sabe e por caminhos insondáveis.


Unidade 2
        No Diário de Bordo postamos o texto Vagando pela Wikipédia, um site interessante  e muito útil para alunos e educadores.
        Registramos aqui todas as atividades da Unidade 2:
  1. Refletimos sobre navegação, o quanto é interessante sair navegando pela net; mas entendemos que navegar com objetivo é preciso, não adianta correr o risco de se perder,porém buscar caminhos para encontrar aquilo que se deseja, se necessita, e registramos esse texto como Os hipertextos de mares nunca antes navegados, como no poema conhecido.
  2. Planejando atividade com hipertexto foi uma ideia interessante, e deu certo, os alunos se interessaram por tratar-se de novidade para eles; o planejamento foi feito, postado e após comentários dos colegas de curso, reformulado.
  3. Em Execução da atividade planejada pudemos registrar como ocorreu toda a atividade, em todos os detalhes.
  4. Para completar essa série de atividades que registramos aqui, em  Registro digital da experiência pudemos mostrar os trabalhos dos alunos, seu aproveitamento e reflexão.
       



Unidade 3
          A atividade 3.1 mostra uma Reflexão sobre o Bloco do Passo, um trabalho do prof. Lucas Ciavatta, que pretende realizar a tão sonhada “inclusão”. A atividade “Saltos no Tempo” pode ser encontrada no endereço http://www.opasso.com.br e a reflexão
          A atividade 3.2 “Produtos e objetos do Portal do Professor” traz comentários sobre sugestões do Portal do professor, bem como os endereços em que podem ser encontrados.O trabalho está em unidade-3-atividade-3.2_terezinha_izumi.
          As atividades da Unidade 3 foram assim registradas:
1.     unidade_3_atividade_3.3-mosca_terezinha_izumi: Comentários sobre a entrevista do professor César M. Borges, no qual após ouvir a entrevista e ouvir o poema MOSCA declamado pelo próprio poeta, terminamos por concordar com ele quando diz que a poesia e a música são artes irmãs e não é só na música que encontramos sonoridade, mas a poesia pode trazer uma musicalidade que não imaginamos, só ouvindo, e sentindo...
2.     unidade­_3_atividade_3.3_terezinha_izumi: Explorando os computadores da escola, encontramos arquivos de áudio e vídeo, alguns sites já conhecidos mas interessantes que podem ser recomendados a outros professores.
3.     unidade_3_atividade_3.3_aval_terezinha_izumi: Após explorar os sites Domínio Público e Rived, escolhemos alguns vídeos da Coleção TVEscola com sugestões bem úteis ao trabalho do professor, também com vídeos a serem trabalhados com o aluno, com material riquíssimo, prontos para serem aproveitados no planejamento de aulas.
4.     Na atividade 4, com o título “Avaliações de Produtos Multimídia”, pudemos registrar alguns dos sites mais utilizados pelos professores da Escola ASA, assim , outros professores poderão ter acesso a eles e aumentar suas opções.
5.     A atividade 6, Planejando atividades usando mídias digitais, é um planejamento com descrição detalhada de uma atividade a ser realizada com os alunos, utilizando os recursos existentes na escola.
6.     A Execução da atividade planejada foi um trabalho muito gratificante para todos, e muito proveitoso. Neste registro podemos ver o empenho e interesse dos alunos pelo uso dos recursos digitais em seus trabalhos, e como todos puderam aprender que a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia da escola.
7.     A atividade 9 foi a Descrição da atividade: Trabalhando com textos de jornal, faz parte das sugestões do programa GESTAR II e conquistou o interesse dos alunos, apesar de que não houve muito envolvimento com recursos tecnológicos, foi mais o uso do computador para a digitação e correção dos textos produzidos pelos alunos e continua ainda a utilização de blogs para a publicação dos textos dos alunos.

         


                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário